Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2

 

 

 



Quem é Jesus Cristo

Quem é Jesus Cristo

 

        

 

Quem é Jesus Cristo ?

 

Ora, por que eu disse "quem é Jesus Cristo" ?  e não "quem foi ele" ? Afirmei isto porque Jesus Cristo ainda vive; eis que cumpriu-se a profecia acerca dele, de que seria enviado pelo Pai (Deus: Jeová ou Elohim ou Adonai, e outros nomes) para salvar a humanidade (1); que morreria, mas continuaria com sua vida que é eterna e desde sempre - passado, presente e futuro. Desde sempre porque ele estava com o Pai na criação quando Deus diz: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine (...)"  (2) Neste caso, o verbo é usado na 1a.pessoa do plural (nós) em "façamos o homem". Deus era já a trindade durante toda a criação, embora o verbo mais usado seja na 1a. pessoa do singular, quando a Palavra de Deus expressa: "No princípio criou Deus o céu e a terra" (3), ou quando diz: "E disse Deus: Haja luz; e houve luz" (4), referindo-se ao Deus único, mas que por Jesus é mencionado como Deus o Pai, o Filho e Espírito Santo (que também já existia então), que costuma-se chamar a Santa Trindade. Jesus também é compreendido como sendo o Verbo de Deus, ou seja, a Palavra de Deus (5), a qual concretiza, materializa, pelo poder de Deus.

E por que Jesus veio salvar a humanidade ? Pelo motivo narrado na Bíblia Sagrada, de que, após a criação dos seres humanos, representados por Adão e Eva, aconteceu o pecado original, que foi a desobediência à ordem de Deus, com o consumo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, insuflado pela serpente (Satanás já existente e disfarçado), tendo como consequências: a separação de Deus (quebra da comunhão Deus/humanos), e ainda a maldição sobre o homem, e sobre a mulher, e sobre a serpente, e, por extensão, à todos os humanos e anjos de Lúcifer e até mesmo a toda a criação (animais, plantas, etc). Esta passagem encontra-se em Gênesis 2:7-25 a Gênesis 3:1-24 (significado de Gênesis: origem, criação ou começo). 

Então, para salvar a humanidade do pecado em que foi mergulhada após o pecado original, Deus, inicialmente, por seus representantes (santos homens e mulheres), instruiu pessoas a viverem uma vida especial para Deus, para que não fosse a espécie humana extinta para sempre. Dessa forma, e numa época de alastramento de pecado e maldade, Noé foi escolhido para ser salvo - juntamente com sua família - do dilúvio que Deus decidiu fazer acontecer, determinando-lhe construir uma arca (navio), e ordenando-lhe que nela entrasse com seus familiares (sua esposa, seus três filhos e as três noras), além de casais de todos os animais.  Em Gênesis 6.

Salvos Noé e sua família, a vida continuou na Terra, mas o pecado original ainda continuava a impor sua influência sobre os seres humanos e ao planeta. Foram necessários mais representantes  para tentar manter a santidade necessária à comunhão com Deus, instituindo-se,  para tanto, líderes (Abraão, Jacó, Moisés, Arão, Josué, etc), sacerdotes (sacrifícios e holocaustos), juízes, profetas e reis; e entretanto, pela Lei (Torá - os 5 primeiros livros da Bíblia), nada surtiu grandes efeitos, senão até a solução definitiva do problema. Assim, como inclusive foi profetizado (especialmente Isaías 53), Deus planejou enviar seu próprio filho (a exemplo da fé de Abraão com seu filho Isaque)(6), porém, para servir como sacrifício vivo e santo e retirar o pecado dos seres humanos (7), morrendo Jesus numa cruz para consumar o plano divino, mesmo após uma gloriosa caminhada de aproximadamente 3 (três) anos pregando a Palavra de Deus, fazendo curas e milagres, e especialmente ensinando o arrependimento, o perdão e o amor (8). 

Jesus Cristo ainda vive ?  Após o terceiro dia de sua morte física, assim como havia feito com Lázaro (em João 11: 41-45), Jesus Cristo ressuscitou com corpo e tudo (Evangelho de Mateus 28), tendo estes incidentes já sido antecipados aos discípulos (Marcos 10:33-34); e, continuou sendo visto pelas mulheres e discípulos que o seguiam (Mateus 28:9-10, João 20:19-31 e Lucas 24:36-49), confirmando-se que não é por acaso que Jesus foi chamado de Emanuel em Mateus 1:22-23, simbolizado em Isaías 8:8, nome que significa "Deus em mim", em Hebraico, ou "Deus conosco". Todavia, como mencionada em Lucas 24:51, após esses reencontros com Jesus, dá-se a ascensão de Cristo aos céus, e, como Ele havia prometido em João 14:16-17, na ocasião da festa de pentecostes (festa da colheita ou festa das semanas) em Atos 2:1-4, todos os que estavam reunidos receberam o Espírito Santo (o Consolador). Portanto, nós, os que cremos, somos Templos do Espírito Santo (9).

Diversamente do que encontramos na maioria dos escritos na internet, Jesus Cristo não é apenas um profeta, e, sim, é Deus. Ele é o filho de Deus que veio como homem (ser humano) ao mundo para tirar os pecados da humanidade e dar vida eterna aos que nele creram, creem ou ainda crerão. Na verdade, Jesus Cristo é o messias que os judeus tanto esperavam, conforme é comentado em João 4:25-26, mas eles não conseguiram acreditar. Jesus falou aos discípulos, há 2.000 anos passados aproximadamente, que vai voltar a este mundo (consulte em https://ipotymar.comunidades.net/jesus-voltara   - partes 1 a 4). Jesus Cristo foi chamado por João Batista, por 2 (duas) vezes, de "O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Evangelho de João capítulo 1: versículos 29 e 36), sendo denominado também, dentre outros, de “o Cordeiro", em, ao menos, dezesseis passagens do Livro do Apocalipse (5:6, 6:16, 7:10, 7:17, 12:11, 14:4, 14:10, 15:3, 17:14, 19:7, 19:9, 21:14, 21:22, 21:23, 22:1 e 22:3). Jesus Cristo é, ainda, considerado como nosso Advogado junto ao Pai ( 1João 2:1), e Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 5:10 e 7:17), Intercessor dos seres humanos (Isaías 53:12, Hebreus 7:25 e Romanos 8:27 e 8:34). Ele é a resplandecente Estrela da Manhã (Apocalipse 22:16), e será chamado o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (Isaías 9:6).

Em sua volta, ou segunda vinda (Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21), o Senhor Jesus, após o arrebatamento dos salvos vivos (Mateus 24:31, Marcos 13: 26-27 e 1 Tessalonicenses 4:16-18), determinará, agora como Juiz, que sejam trazidos os mortos do inferno, da terra e do mar, e, então, começará o julgamento dos que não foram salvos pela fé em Cristo durante suas vidas, e serão julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo (Apocalipse 20: 12-15). (Maiores detalhes sobre o fim do mundo, reitero, consultar em https://ipotymar.comunidades.net/jesus-voltara   - partes 1 a 4).

Finalmente, e a quem possa interessar, de acordo com o texto bíblico, Jesus era filho de José e Maria, habitantes da cidade de Nazaré, da região da Galileia, tendo nascido na cidade de Belém (na Judeia) porque seu pai, que era da casa e família de Davi, tinha ido juntamente com sua mulher Maria, para se alistarem conforme decreto de Cesar Augusto (sendo Quirino presidente da Síria - para fins de confrontação histórica). Esta história sobre a vida inicial de Jesus está contida no Evangelho de Lucas, capítulo 2. Ainda, é citado que seu pai - José - foi carpinteiro (Mateus 13:55). Também, que a concepção de Maria pelo poder do Espírito Santo é narrada em Lucas capítulo 1: 26-38. A Biblia Sagrada menciona que Jesus foi apresentado no templo e circuncidado ao oitavo dia de vida (Lucas 2:21-39 e Genesis 17:23-27); bem como afirma que Jesus frequentou o Templo desde menino (Lucas 2:46), sendo, possivelmente um fariseu (religiosos muito dedicados), porém, opunha-se aos fariseus que não agiam segundo o coração de Deus. Em certa oportunidade, num sábado, tendo comparecido a uma sinagoga, lhe foi dada a Palavra da Escritura, e ele leu Isaías 61:1 ("¹ O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos ") e declarou que naquele dia a escritura lida acabava de se cumprir (nele), em Lucas 4:21.

Texto em revisão, sujeito a alterações. 11/11/2023 Deus os abençoe !

Atualizações em 20/12/2023 + em 01/02/2024

 

Notas:      1. João 3:16-17  e  Isaías 53  e  Isaías 8:8-22   /   2. Gênesis 1:26   /   3. Gênesis 1:1     /   4. Gênesis 1:3    /   5.  Evangelho de  João 1:1-4   "¹ No princípio era o Verbo,   e o Verbo estava com Deus,   e o Verbo  era Deus.   ² Ele estava no princípio com Deus.   ³ Todas as coisas foram feitas por ele,    e  sem   ele nada do que foi feito se fez.    ⁴ Nele estava a vida,   e a vida era a luz dos homens. "   (João 1:1-4)        /     6.  Gênesis  22: 2,12,15-18   /   7. Isaías 53:6-7     /      8.    Evangelho de João 3:16-17   /   9.  1 Coríntios 6:19 Templos do Espírito Santo " Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?"

_____________________________________________________________________________________________

"E,  qualquer que  entre vós  quiser ser o primeiro, seja  vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos"(Mateus 20: 27,28)               "Quem não vive para servir, não serve para viver "(Mahatma Gandhi)
Site desenvolvido por comunidades.net  /  e criado por Ipotymar Blasco Solér